Key Biodiversity Areas

Parque Nacional de Ilha Grande (20175)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Parque Nacional de Ilha Grande
Central coordinates: Latitude: -23.6667, Longitude: -54.0000
System: freshwater, terrestrial
Area of KBA (km2): 1079.16526
Protected area coverage (%): 99.84
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Abrangendo parte do noroeste do Paraná e do sudeste de Mato Grosso do Sul, essa ampla área de terrenos sedimentares representa o último trecho significativo do rio Paraná livre de represamentos em território brasileiro. A maior parte da área é um arquipélago fluvial formado por centenas de ilhas, entre as quais destacase a ilha Grande, com cerca de 120 km de extensão, mas também estão incluídas várzeas da margem esquerda do rio Paraná. Planícies de inundação, pântanos e lagoas marginais são os ambientes predominantes, havendo trechos de floresta estacional em grande parte degradados em alguns setores. A área compõe a parte central do Corredor da Biodivesidade do Rio Paraná, do qual também fazem parte o Parque Nacionaldo Iguaçu (PR09) e a região do Pontal do Paranapanema. O P. N. de Ilha Grande está inteiramente inserido em uma Área de Proteção Ambiental federal com pouco mais de um milhão de hectares, a qual se estende desde o reservatório de Itaipu até a foz dos rios Paranapanema e Ivinhema.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: Um grande número de aves aquáticas freqüenta as extensas áreas úmidas do parque e seus arredores. Caboclinhos do gênero Sporophila, como S. cinnamomea (caboclinho-de-chapéu-cinzento) e S. hypoxantha (caboclinho-de-barriga-vermelha), contam com registros isolados na área, mas podem ter ali um importante paradouro durante suas migrações entre os sítios reprodutivos ao sul e as áreas de invernagem ao norte. Registros da primeira espécie no Refúgio Biológico de Mbaracaju (praticamente contíguo ao extremo sul do parque) e em outras áreas adjacentes do Paraguai reforçam a hipótese de uma presença regular desse caboclinho ameaçado na região. O igualmente ameaçado Sporophila palustris (caboclinho-de-papo-branco) foi recentemente registrado na várzea do rio Paraná, a nordeste do P. N. de Ilha Grande, e tem ocorrência esperada na área.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Forest100

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A caça e as queimadas são práticas ilegais comuns na área3. Apenas cerca de 60% da área do parque estão com situação fundiária regularizada.

Additional information


References: www2.ibama.gov.br/unidades/parques/reuc/ 106.htm; www.maternatura.org.br/qfazemos/projetos/ proj_pnig.htm; Marcos R. Bornschein (verb.); Bencke et al. (2003); Straube et al. (1996); Pérez & Colmán (1995); Lowen et al. (1997); Hayes (1995); Straube et al. (2004); Bianca L. Reinert (Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos).