Serra do Urubu (20205)
Brazil, South America
Site overview
KBA status: confirmed
Global KBA criteria: B2
Year of last assessment: 2010
National site name: Serra do Urubu
Central coordinates: Latitude: -8.7285, Longitude: -35.8992
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 750
Area of KBA (km2): 37.76296
Protected area coverage (%): 2.85
KBA classification: Global
Legacy site: Yes
Site details
Site description: A área engloba remanescentes de floresta atlântica montana situados principalmente nos municípios de Jaqueira e Lagoa dos Gatos, Zona da Mata sul de Pernambuco. Esses remanescentes estão inseridos na superfície do Planalto da Borborema, em áreas do complexo das Serras do Urubu e Espelho. Nessa região, o relevo é montanhoso e acidentado, com predomínio de granitos. O clima é tropical quente e úmido, com uma estação seca entre outubro e fevereiro e uma estação chuvosa de março a setembro. No município de Jaqueira, as áreas de mata encontram-se circundadas por plantações de cana-de-açúcar, bananais e pequenas lavouras temporárias. No município de Lagoa dos Gatos predominam pastagens abandonadas. A área inclui a RPPN Frei Caneca e uma parcela de mata adjacente com 440 ha, a qual foi recentemente adquirida pela SAVE Brasil/BirdLife International e está sendo transformada em uma RPPN. Além dessas áreas, existem alguns outros fragmentos florestais próximos que podem ser considerados em uma estratégia de conservação a longo prazo.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: A Serra do Urubu e Murici (AL02) são as únicas áreas onde ainda podem ser encontradas todas as quatro espécies confinadas às florestas montanas de Alagoas e Pernambuco (Philydor novaesi, Myrmotherula snowi, Terenura sicki e Phylloscartes ceciliae). Rumores sobre a presença de uma espécie nova de tiranídeo na área não se confirmaram.
Threats
Summary of threats to biodiversity at KBA: A RPPN Frei Caneca encontra-se bem preservada e conta com um funcionário responsável pela fiscalização da área. No trecho de mata mais próximo à Lagoa dos Gatos existe exploração de madeira para transformação em carvão, atividade que já causou sérios danos à floresta. Um fragmento de mata das proximidades (Mata do Cordeirinho) foi completamente devastado nos últimos anos apenas pela atividade dos carvoeiros. Em contrapartida, uma das ações de conservação que vêm sendo desenvolvidas na região é o reflorestamento de clareiras abertas para fabricação de carvão. A caça para subsistência representa uma ameaça adicional.
Additional information
References: www.rppnfreicaneca.org; Neotropical News, Cotinga 20:13; Barnett et al. (2005); Roda (2002); Roda et al. (2003); Silveira et al. (2003b); Sônia A. Roda, Juan M. Barnett e Caio J. Carlos (www.rppnfreicaneca.org).