Key Biodiversity Areas

Reserva Biológica de Pedra Talhada (20103)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1aA1bB2
Year of last assessment: 2006
National site name: Reserva Biológica de Pedra Talhada
Central coordinates: Latitude: -9.2000, Longitude: -36.4333
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 882
Area of KBA (km2): 99.02621
Protected area coverage (%): 41.46
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: A Reserva Biológica de Pedra Talhada está inserida em um dos maiores blocos remanescentes de floresta de altitude do Nordeste brasileiro. Localizada na fronteira entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, ao norte da cidade de Quebrangulo, a área situa-se sobre um maciço montanhoso granítico conhecido como Serra das Guaribas. Devido à altitude, o clima no topo da serra é consideravelmente mais ameno e úmido do que nas áreas mais baixas à sua volta, onde predomina a caatinga. A floresta que recobre a serra apresenta composição mista, sendo formada por elementos da Mata Atlântica úmida e da floresta estacional semidecidual. A área estende-se um pouco além dos limites da reserva biológica, cobrindo as porções desprotegidas do conjunto florestal da Serra das Guaribas (principalmente no município de Lagoa do Ouro) e também os fragmentos florestais situados próximo à unidade de conservação, como a Fazenda Riachão do Cravo e o Engenho Riachão.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: Pedra Talhada abriga quase todas as espécies que definem a área de endemismo da Mata Atlântica nordestina (EBA071), faltando apenas os elementos de distribuição mais costeira ou exclusivos das matas de baixada, como Crax mitu (mutum-de-alagoas), Philydor novaesi (limpa-folha-do-nordeste) e Myrmotherula snowi (choquinha-de-alagoas).

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A R. B. de Pedra Talhada ainda não dispõe de um plano de manejo e suas terras não foram completamente desapropriadas. A devastação da floresta é maior no lado pernambucano, onde quase não há ações de fiscalização ambiental. A entrada de animais domésticos é outra ameaça à reserva. Os impactos na área são, em parte, contrabalançados pelas iniciativas bem sucedidas de reflorestamento que vêm sendo postas em prática em toda a região nos últimos anos.

Additional information


References: Studer (1985); Sônia A. Roda (in litt.); BirdLife International (2000); Grantsau (1988); Collar et al. (1992); Wege & Long (1995); Amaral & Silveira (2004); BirdLife International (2004).