Key Biodiversity Areas

Mata da Campina e Fragmentos Adjacentes (20113)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1d
Year of last assessment: 2006
National site name: Mata da Campina e Fragmentos Adjacentes
Central coordinates: Latitude: -12.3667, Longitude: -38.3333
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 150
Area of KBA (km2): 173.59823
Protected area coverage (%): 6.62
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa área abrange um conjunto de fragmentos de floresta atlântica na região de Catu, ao norte do Recôncavo, com destaque para os remanescentes da Serra do Timbó, em especial a mata da Fazenda Campina, com cerca de 900 ha. Há outros fragmentos menores na região, com grande potencial para serem reconectados entre si. Das áreas com florestas remanescentes do litoral norte da Bahia, esta é a mais próxima de Salvador, distando cerca de 50 km da capital do Estado. A área também é muito próxima da região de Itanagra (BA08), que se situa a nordeste. Historicamente, a região foi ocupada para cultivo de cana-de-açúcar e pecuária extensiva; mais recentemente, iniciou-se a exploração de riquezas do subsolo (sobretudo petróleo) e de madeira para serrarias. Atualmente, predominam na paisagem as pastagens e as áreas destinadas à produção de culturas anuais (principalmente mandioca). A temperatura média anual está em torno de 25°C e a região recebe cerca de 1.600 mm de chuvas por ano.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: A avifauna da área é muito similar àquela da região de Itanagra, incluindo as mesmas espécies ameaçadas. Já foram identificadas 201 espécies na mata da Faz. Campina, total que inclui também aves de ambientes não-florestais. O papa-formigas ameaçado Pyriglena atra (papa-taoca- da-bahia), endêmico do nordeste brasileiro e presente em apenas seis IBAs, ocorre por toda a extensão da Serra do Timbó.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Forest100

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A supressão de vegetação nativa para ampliação das áreas de pecuária, a caça ilegal e o corte seletivo de madeira para abastecer serrarias e fornos são agressões freqüentes à maioria dos remanescentes florestais da região. O acesso aos fragmentos é facilitado pela extensa rede de vias secundárias criadas para a exploração do petróleo, que acabaram intensificando a fragmentação das florestas. O fogo é utilizado para ampliar as áreas de agricultura de subsistência. Outras ameaçadas incluem a expansão imobiliária e a atividade de agricultores semterra. Não existem unidades de conservação na área, mas há interesse na criação de RPPNs.

Additional information


References: Sidnei S. dos Santos (dados inéditos e per Pedro Lima e Fábio Olmos).