Key Biodiversity Areas

Rio Arrojado (20120)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1aD1a
Year of last assessment: 2006
National site name: Rio Arrojado
Central coordinates: Latitude: -13.7667, Longitude: -45.9500
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 900
Area of KBA (km2): 4238.52775
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa área no sudoeste baiano compreende a Fazenda Jatobá, situada entre os rios Veredão e Arrojado, bem como os trechos desse último rio ocupados pelo pato-mergulhão (ver abaixo). A Faz. Jatobá possui uma área total de 100.000 ha, dos quais 36.000 ha correspondem a plantações de eucalipto e pínus. A vegetação nativa predominante é o cerrado, com matas de galeria e extensas veredas de buritis ao longo dos rios principais e seus tributários.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: O rio Arrojado é um dos quatro afluentes do rio São Francisco no sudoeste baiano para os quais foram recentemente relatados registros de Mergus octosetaceus (pato-mergulhão), espécie próxima da extinção com população mundial estimada em menos de 250 indivíduos. Cerca de 34 indivíduos, em sua maioria isolados, teriam sido observados nessa região da Bahia, com média de 12 indivíduos por quilômetro de rio. Na Faz. Jatobá, um levantamento da avifauna realizado no início da década de 1990 listou 158 espécies, a maioria característica do domínio dos cerrados.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Savanna50
Artificial - Terrestrial50

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: O avanço das culturas da soja e do algodão, somado à ausência de áreas protegidas, é a principal ameaça aos ecossistemas naturais da região, levando inclusive à descaracterização dos ambientes ribeirinhos ocupados por Mergus octosetaceus. Os projetos de aproveitamento hidrelétrico representam um sério risco adicional para essa espécie criticamente ameaçada, que requer rios com corredeiras de águas límpidas.

Additional information


References: Antas et al. (1993); Pineschi & Yamashita (1999, 2000); BirdLife International (2004); Carlos Yamashita (verb.); Bianca L. Reinert (verb.).