Key Biodiversity Areas

Vitória da Conquista (20123)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1a
Year of last assessment: 2006
National site name: Vitória da Conquista
Central coordinates: Latitude: -14.9833, Longitude: -40.7000
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 930
Area of KBA (km2): 393.94053
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa área inclui diversos fragmentos de matas secas e de transição entre Vitória da Conquista e Barra do Choça, cidades do sudeste baiano situadas sobre o planalto que forma o divisor de águas entre o rio Pardo e o rio de Contas. Nesse planalto ocorre a transição entre a floresta estacional com marcada influência atlântica e a caatinga, o que resulta em uma vegetação variada e de grande complexidade. As matas secas da região são conhecidas regionalmente como 'matasde- cipó', embora sejam bastante diferen- tes das matas-de-cipó encontradas nos arredores de Boa Nova, a cerca de 80 km a nordeste.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: Nas matas da região de Vitória da Conquista, aves endêmicas e ameaçadas da Mata Atlântica, como Synallaxis cinerea (joão-baiano) e Myrmeciza ruficauda (formigueiro- de-cauda-ruiva), ocorrem lado a lado com espécies típicas ou exclusivas da Caatinga, como Aratinga cactorum (periquito- da-caatinga) e Picumnus pygmaeus (pica-pau-anão-pintado), e das matas-decipó, como Formicivora iheringi (formigueiro- do-nordeste). Esta combinação singular de elementos de biomas tão distintos confere grande importância biogeográfica e ecológica à região, tanto mais que boa parte dos ambientes similares encontrados no nordeste de Minas Gerais (antes contíguos à macrorregião de Vitória da Conquista) já foram completamente destruídos. Entretanto, o conhecimento sobre as aves dos arredores de Vitória da Conquista ainda é insuficiente. Os primeiros relatos sobre a avifauna da região remontam ao início do século XIX e foram feitos pelo Príncipe de Wied, que coletou ali espécies de aves até hoje pouco conhecidas, como Nyctibius leucopterus (urutau-de-asa-branca) e Rhopornis ardesiacus (gravatazeiro), este último associado às matas-de-cipó. Em um levantamento recente, cerca de 170 espécies de aves foram registradas em três fragmentos florestais da região.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Forest5
Artificial - Terrestrial95

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Grande parte da região já foi degradada. O desmatamento ainda persiste como a principal ameaça. Outras ameaças incluem a construção de loteamentos, o corte seletivo de madeira e a captura ilegal de aves.

Additional information


References: Silveira (2003); Whitney et al. (1995b).