Key Biodiversity Areas

Sooretama / Linhares (20140)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1bA1dB1B2
Year of last assessment: 2010
National site name: Sooretama / Linhares
Central coordinates: Latitude: -19.0167, Longitude: -40.0000
System: terrestrial
Elevation (m): 28 to 65
Area of KBA (km2): 606.43672
Protected area coverage (%): 83.68
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Situadas no centro-leste do Espírito Santo, ao norte do rio Doce, as reservas de Sooretama e Linhares formam juntas a maior área de floresta natural contínua existente em território capixaba e figuram entre os mais importantes remanescentes de mata de baixada da zona de tabuleiros costeiros entre o sul da Bahia e o norte do Rio de Janeiro (subcentro de endemismo Rio Doce) A vegetação predominante nas reservas é a floresta alta de terra firme ('hiléia baiana'), cujo dossel atinge até 40 m de altura. Em Linhares, essa formação florestal é caracterizada pela alta diversidade florística e grande quantidade de lianas lenhosas, predominando árvores das famílias Leguminosae, Myrtaceae, Sapotaceae, Bignoniaceae, Lauraceae, Hippocrateaceae e Euphorbiaceae. Cerca de 40% das árvores perdem suas folhas durante o inverno devido à estação seca prolongada, de modo que a mata é parcialmente decídua. Outros tipos de vegetação encontrados nas reservas são as florestas de várzea, as mussunungas (matas de menor porte que acompanham cordões de solo arenoso) e as restingas arbustivas. Parte da vegetação já sofreu corte seletivo ou é secundária, especialmente em Sooretama. As reservas são cercadas por pastagens, extensas plantações de eucalipto e áreas de cultivo, principalmente cafezais. O clima da região é quente e úmido, com precipitação anual média de 1.400 mm.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: A área é visitada com regularidade por ornitólogos e observadores de aves, tendo sua avifauna relativamente bem conhecida. Cerca de 286 espécies já foram registradas em Sooretama e 369 em Linhares. As únicas aves consideradas extintas na região são Pipile jacutinga (jacutinga) e Ara chloropterus (arara-vermelha- grande). O número de espécies ameaçadas presentes nas reservas é o mais alto entre todas as IBAs identificadas na região da Mata Atlântica, só sendo igualado pela área Guaraqueçaba/Jacupiranga/ Cananéia (PR/SP01), cuja superfície, entretanto, é dez vezes maior. A área resguarda a maior e mais bem protegida população de Crax blumenbachii (mutumde- bico-vermelho) existente em liberda- Tede, estimada em c.160 aves, assim como a maior população conhecida do periquito Pyrrhura cruentata (tiriba-grande). Atualmente, Sooretama e Linhares também apresentam importância crítica para a conservação de Cotinga maculata (crejoá). O conjunto de espécies endêmicas da Mata Atlântica que habita as reservas é representativo do subcentro Rio Doce e qualifica a área pelo critério A3.

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Há um risco constante de incêndios florestais, que atingem as reservas a partir das propriedades vizinhas. No final da década de 1990, um grande incêndio destruiu 20% da floresta em Sooretama. Outras ameaças incluem a extração ilegal de madeira, a caça e a captura de psitacídeos para o comércio ilegal de fauna silvestre.

Additional information


References: Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos; Wege & Long (1995); Peixoto & Gentry (1990); Stotz (1993); Marsden et al. (2000); Parker & Goerck (1997); Paz & Venturini (2003); Gonzaga & Pacheco (1992); BirdLife International (2004); Chiarello (2000); Scott & Brooke (1985); Whitney & Pacheco (1995); Whitney et al. (1995a); Galetti & Stotz (1996); Galetti et al. (1997b); Simão et al. (1997); Whiffin et al. (1999); BirdLife International (2000); Pacheco et al. (2003); Ana Cristina Venturini e Pedro Rogerio de Paz (in litt.).