Key Biodiversity Areas

Reserva Biológica de Duas Bocas (20143)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Reserva Biológica de Duas Bocas
Central coordinates: Latitude: -20.2833, Longitude: -40.5000
System: terrestrial
Elevation (m): 200 to 780
Area of KBA (km2): 43.04832
Protected area coverage (%): 13.51
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa área de florestas úmidas situa-se próximo à cidade de Cariacica e a cerca de 20 km a oeste de Vitória. Seus limites abrangem a reserva biológica e os remanescentes florestais situados nas propriedades particulares vizinhas. A vegetação dominante é a floresta atlântica de encosta, com grande diversidade de epífitas e palmeiras. Parte da mata em Duas Bocas é secundária, tendo aproximadamente 50 anos de regeneração. A temperatura média na região é de 20,3°C e a precipitação gira em torno de 1.264 mm anu ais, havendo uma estação chuvosa no verão e outra subseca no inverno.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: Praticamente não há informações publicadas sobre a avifauna da reserva. Observações realizadas na área, entretanto, têm revelado ou confirmado a presença de várias espécies ameaçadas e quase ameaçadas, incluindo Carpornis melanocephala (sabiá-pimenta), cujos registros recentes no Espírito Santo parecem restringir-se àqueles para Duas Bocas e reservas de Sooretama e Linhares (ES01). A faixa de altitude intermediária em que se situa a reserva favorece a coexistência de espécies típicas das baixadas, como Ramphodon naevius (beija-flor-rajado), Thamnophilus ambiguus (choca-de-sooretama) e C. melanocephala, com outras de distribuição mais montana, como Triclaria malachitacea (sabiá-cica), Lipaugus lanioides (tropeiro-da-serra) e Tangara cyanoventris (saíra-douradinha).

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A área situase em uma região muito degradada pelo cultivo extensivo de café e eucalipto

Additional information


References: Wege & Long (1995); Lima & Soares (2003); Azevedo & Soares (2000); Pacheco & Bauer (2000); Ana Cristina Venturini e Pedro Rogerio de Paz (in litt.); Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos; BirdLife International (2000).