Key Biodiversity Areas

Cafundó e Bananal do Norte (20150)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1b
Year of last assessment: 2006
National site name: Cafundó e Bananal do Norte
Central coordinates: Latitude: -20.7167, Longitude: -41.2167
System: terrestrial
Area of KBA (km2): 27.56301
Protected area coverage (%): 32.70
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: A RPPN Fazenda Cafundó, nas fazendas Cafundó e Boa Esperança, e a antiga Área de Preservação Ambiental da Fazenda Bananal do Norte, são fragmentos quase interligados de floresta semidecidual de baixada situados no vale do rio Itapemirim, na porção meridional do Estado. Essas áreas estão entre os últimos remanescentes dessa formação vegetal no Espírito Santo e constituem hoje verdadeiras ilhas verdes em meio à paisagem extensivamente desmatada do sul capixaba.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: Em face da destruição quase total das matas de baixa altitude em todo o sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, a área adquire particular importância como refúgio para espécies restritas a esse ambiente, como os ameaçados Thripophaga macroura (rabo-amarelo) e Neopelma aurifrons (fruxu-baiano) e o beiilhas ja-flor endêmico Phaethornis idaliae (rabo-branco-mirim). Um levantamento completo da avifauna de Cafundó e Bananal do Norte, ainda inédito, apontou a presença de 247 espécies.

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A longo prazo, o isolamento das matas da região poderá comprometer a sobrevivência de algumas espécies ameaçadas. A desapropriação da Fazenda Cafundó para fins de reforma agrária foi decretada em 1997, mas o decreto foi subseqüentemente revogado diante da transformação de parte da área em RPPN.

Additional information


References: Bauer (1999); Ana Cristina Venturini e Pedro Rogerio de Paz (in litt.); Originalis Natura (1998, s.d.); José Fernando Pacheco (verb.).