Key Biodiversity Areas

Fazenda Santana (20155)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Fazenda Santana
Central coordinates: Latitude: -16.0500, Longitude: -40.0333
System: terrestrial
Area of KBA (km2): 52.52571
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa área de topografia plana é formada por um conjunto de fragmentos de floresta decídua localizados na margem esquerda do médio rio Jequitinhonha, junto à divisa de Minas Gerais com a Bahia. A vegetação é similar às matas-de-cipó do sudeste baiano, sendo classificada como floresta estacional decidual de terras baixas. O sub-bosque é rico em bromélias terrestres do gênero Ananas, que atingem até 2 m de altura e formam densas manchas em meio a arbustos espinhentos, lianas e touceiras de bambu. O estrato superior é composto por árvores de até 30 m de altura, sendo notável a presença de grandes cactáceas isoladas e da epífita barba-de-velho (Tillandsia usneoides). O principal fragmento florestal na área tem cerca de 1.100 ha e abrange parte das fazendas Santana, Ondina e Jaboti, provavelmente constituindo hoje o maior remanescente de floresta decidual de terras baixas entre os rios Pardo e Jequitinhonha.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: A Fazenda Santana é a única área de ocorrência conhecida de Rhopornis ardesiacus (gravatazeiro) em Minas Gerais e uma das poucas onde essa espécie típica da mata-de-cipó ocorre. Novas populações de outras espécies ameaçadas também foram recentemente descobertas na área, incluindo algumas típicas de florestas de baixada, como Amazona rhodocorytha (chauá), Myrmeciza ruficauda (formigueiro-de-cauda- ruiva) e Neopelma aurifrons (fruxubaiano). De resto, a avifauna local difere pouco da encontrada nas matas decíduas de Boa Nova, na Bahia (BA17), estanto ausentes espécies de zonas mais secas, como Sakesphorus cristatus (choca- do-nordeste), endêmico da Caatinga, e Formicivora iheringi (formigueiro-donordeste). Um inventário ainda inédito, realizado entre 1999 e 2003, apontou a presença de 175 espécies na área. Merece destaque a observação de uma águia de grande porte (Harpia ou Morphnus), em 1999.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Artificial - Terrestrial50
Forest50

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A despeito dos numerosos apelos pela proteção de R. ardesiacus e de seu hábitat único, nenhuma unidade de conservação protege as matas-de-cipó da Bahia e as florestas deciduais de terras baixas dos vales dos rios Pardo e Jequitinhonha. Os fragmentos florestais da Fazenda Santana estão isolados por pastagens de capim-colonião (Panicum maximum) e sofrem corte seletivo.

Additional information


References: Ribon & Maldonado-Coelho (2001); Ribon et al. (2003); Ribon & Goerck (2003); Marini et al. (2002); Lopes et al. (2002).