Key Biodiversity Areas

Reserva Biológica da Mata Escura (20156)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Reserva Biológica da Mata Escura
Central coordinates: Latitude: -16.3500, Longitude: -41.0000
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 1000
Area of KBA (km2): 508.72619
Protected area coverage (%): 99.87
KBA classification: Regional
Legacy site: Yes

Site details


Site description: A recém-criada Reserva Biológica da Mata Escura está situada em uma zona de contato entre os biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, abrangendo uma extensa área de hábitats naturais ainda bem preservados na margem esquerda do médio rio Jequitinhonha, ao norte da cidade de Jequitinhonha.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that was identified using previously established criteria and thresholds for the identification of Important Bird and Biodiversity Areas (IBAs) and for which available data indicate that it does not meet global KBA criteria and thresholds set out in the Global Standard.
Additional biodiversity: A R. B. da Mata Escura provavelmente é uma das áreas mais bem preservadas que ainda mantêm gradientes naturais entre a floresta atlântica, o cerrado e a caatinga. Não há informações publicadas sobre as aves da região, mas a combinação de três biomas tão distintos ocorrendo a distâncias de apenas 100 m um do outro potencialmente favorece a existência de uma avifauna variada e de composição única. A Mata Escura é uma das três áreas de ocorrência conhecida de Synallaxis cinerea (joão-baiano) em Minas Gerais. Em adição, um Phylloscartes recentemente encontrado na reserva é, com toda a probabilidade, P. beckeri (borboletinha- baiano), espécie ameaçada descrita somente em 1995 e conhecida de apenas outras cinco áreas na Bahia.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Savanna5
Forest48
Artificial - Terrestrial48

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: O processo malconduzido de criação da reserva gerou grande descontentamento na comunidade local. Os limites estabelecidos para a unidade de conservação incluem muitas áreas produtivas utilizadas como pastagens e para a agricultura. Como resultado, há tentativas de rever esses limites e foi criado o Movimento dos Atingidos pela R. B. da Mata Escura. Além disso, há suspeitas de que proprietários descontentes estejam ateando fogo à floresta. Outro risco advém da existência de assentamentos rurais na vizinhança imediata da reserva.

Additional information


References: Ribon & Goerck (2003); Rômulo Ribon (in litt.); Lopes et al. (2002).