Key Biodiversity Areas

Botumirim (20159)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: B2
Year of last assessment: 2006
National site name: Botumirim
Central coordinates: Latitude: -16.8167, Longitude: -43.0167
System: terrestrial
Elevation (m): 790 to 1400
Area of KBA (km2): 244.76244
Protected area coverage (%): 39.55
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Botumirim localiza-se a 90 km de Montes Claros, ao norte do rio Jequitinhonha, no centro-norte de Minas Gerais. Junto à cidade ergue-se uma chapada pertencente à Cadeia do Espinhaço, cujo topo é conhecido como Campina do Bananal. A vegetação sobre o platô é de campo rupestre típico, onde são abundantes plantas das famílias Bromeliaceae, Cactaceae, Clusiaceae, Ericaceae, Eriocaulaceae, Melastomataceae, Orchidacea, Poaceae, Velloziaceae e Verbenaceae. A Campina do Bananal é relativamente próxima à Chapada do Catuni (MG06), mas não existe continuidade acima dos 1.000 m de altitude entre os vários maciços montanhosos que formam a Cadeia do Espinhaço nessa região. No sopé da chapada e em suas encostas, no vale do Jequitinhonha, existem matas semidecíduas fragmentadas. Um dos remanescentes mais representativos, com 200 ha, é a Mata do Lobo, que se encontra em uma altitude de 790 m e dista cerca de 8 km da Campina do Bananal. Árvores comuns na Mata do Lobo incluem Sclerolobium rugosum, Hortia arborea, Emmotum nitens, Anadenanthera sp., Cariniana estrellensis, Machaerium sp. e Vantanea sp.; o sub-bosque é composto principalmente por Miconia sp., Siparuna guianensis e algumas gramíneas.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: A área é representativa de duas EBAs, combinando endemismos dos campos rupestres do Cerrado e das matas decíduas da Bahia. A ocorrência de uma população isolada de Asthenes luizae (lenheiro- da-serra-do-cipó), a primeira descoberta ao norte do rio Jequitinhonha, foi recentemente documentada na Campina do Bananal. Essa população difere morfologicamente daquela que habita a porção meridional da Cadeia do Espinhaço. Formicivora iheringi (formigueiro-do-nordeste) é relativamente abundante na Mata do Lobo e ocorre também em outras matas e capoeiras da região.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Artificial - Terrestrial5
Savanna48
Rocky Areas(e.g., inland cliffs, mountain peaks)48

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: As matas secas habitadas por F. iheringi vêm sendo degradadas em conseqüência da recente introdução do cultivo de café na região e, em menor grau, pelo fogo e corte seletivo de madeira, ao passo que os campos rupestres da Campina do Bananal ainda encontram-se bem preservados.

Additional information


References: Vasconcelos et al. (2002); D’Angelo Neto et al. (2001); Marcelo Ferreira de Vasconcelos (verb. e in litt.); Vasconcelos et al. (2003b).