Key Biodiversity Areas

Parque Estadual do Pico do Itambé e Serra do Gavião (20162)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Parque Estadual do Pico do Itambé e Serra do Gavião
Central coordinates: Latitude: -18.4333, Longitude: -43.4167
System: terrestrial
Elevation (m): 1000 to 2044
Area of KBA (km2): 73.58054
Protected area coverage (%): 100.00
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes

Site details


Site description: O Parque Estadual do Pico do Itambé localiza- se próximo a Diamantina, na região central de Minas Gerais, em um dos setores mais elevados da Cadeia do Espinhaço. A Serra do Gavião é contígua ao parque e consiste em um platô rochoso que se eleva a 1.000–1.200 m de altitude. A área é formada quase que exclusivamente por campos rupestres, onde são abundantes plantas rupícolas dos gêneros Aechmaea, Barbacenia, Croton, Euphorbia, Laelia, Mandevilla, Paepalanthus, Vellozia, Vernonia e Vriesea, além de várias outras das famílias Apocynaceae, Asteraceae, Cactaceae, Eriocaulaceae, Lamiaceae e Verbenaceae. Na base do maciço onde se localiza o Pico do Itambé há matas semidecíduas.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: O P. E. do Pico do Itambé é uma das três unidades de conservação com ocorrência conhecida de Asthenes luizae (lenheiro- da-serra-do-cipó), furnarídeo endêmico da porção mineira da Cadeia do Espinhaço. A área também abriga outras aves endêmicas dos topos de montanha do sudeste do Brasil, como as espécies quase ameaçadas listadas abaixo.

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: O parque carece de infra-estrutura básica e o controle e fiscalização da área são precários.

Additional information


References: Marcelo Ferreira de Vasconcelos (verb.); Vasconcelos (2002a); Cordeiro et al. (1998).