Mata do Estado (Mata do Sirigi) (20194)
Brazil, South America
Site overview
KBA status: confirmed
Global KBA criteria: B2
Year of last assessment: 2006
National site name: Mata do Estado (Mata do Sirigi)
Central coordinates: Latitude: -7.6000, Longitude: -35.5000
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 515
Area of KBA (km2): 7.01675
Protected area coverage (%): 17.13
KBA classification: Global
Legacy site: Yes
Site details
Site description: A Mata do Estado, também conhecida como Mata do Sirigi, comprende um conjunto de fragmentos florestais que somam cerca de 600 ha de matas bem preservadas no setor oeste da Serra do Mascarenhas, próximo à divisa com o Estado da Paraíba. A área guarda as nascentes do rio Sirigi, principal afluente da bacia hidrográfica do rio Goiana. A Mata do Estado é algumas vezes tratada como brejo de altitude (encrave de floresta úmida dentro do domínio da Caatinga), embora represente uma mera extensão das florestas da Zona da Mata norte de Pernambuco e esteja situada em altitudes consideravelmente menores do que os autênticos brejos nordestinos. A vegetação é classificada como floresta ombrófila densa montana, estando sujeita a uma pluviosidade anual média de 1.200 mm.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: Na Mata do Estado foram recentemente registradas várias das espécies de aves endêmicas e severamente ameaçadas da Mata Atlântica nordestina (EBA071), incluindo Myrmotherula snowi (choquinhade- alagoas), conhecida de somente outras duas áreas. Nessa área também têm sido vistos os maiores grupos de Tangara fastuosa (pintor-verdadeiro) em Pernambuco.
Threats
Summary of threats to biodiversity at KBA: A Mata do Estado é manejada por uma associação de moradores, mas a caça furtiva praticada por pessoas de fora5, a extração ilegal de madeira e os efeitos da fragmentação florestal representam ameaças significativas.
Additional information
References: Pôrto et al. (2004); Silva et al. (2003); Roda (2002); Roda & Carlos (2004); Silveira et al. (2003b); Roda et al. (2003).