Parque Nacional da Serra das Confusões (20209)
Brazil, South America
Site overview
KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Parque Nacional da Serra das Confusões
Central coordinates: Latitude: -9.1500, Longitude: -43.4000
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 710
Area of KBA (km2): 5239.22866
Protected area coverage (%): 99.97
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes
Site details
Site description: O Parque Nacional da Serra das Confusões está situado em uma chapada arenítica recortada por vales e cânions escavados por cursos d’água, hoje temporários. Predomina na região a caatinga arbóreo-arbustiva, cujo dossel tem em torno de 6 m de altura. A vegetação se torna mais arbórea em locais com maior acúmulo de umidade, como o sopé de encostas e as depressões do terreno. Nos vales, especialmente os mais estreitos, há encraves de um tipo de floresta semidecídua ('mata seca') similar à encontrada em outras localidades no sul do Piauí e do Maranhão. Esses encraves apresentam árvores com mais de 20 m de altura e sub-bosque aberto. Nos afloramentos rochosos ocorrem formações arbustivas densas, com muitos cactos e bromélias terrestres. A região possui baixa densidade demográfica, mas áreas próximas a fontes de água permanentes historicamente têm atraído novos habitantes.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: A extensão do parque o torna uma das poucas áreas protegidas da Caatinga com o potencial de sustentar populações viáveis da maior parte de sua biota original, especialmente se puder ser mantido algum tipo de conexão com o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI01), situado a cerca de 40 km a leste. Em duas expedições realizadas em 2000 e 2002, foram registradas 222 espécies de aves no parque, incluindo a forma da Caatinga do arapaçu-do-nordeste (Xiphocolaptes falcirostris), presente em somente outras duas IBAs. A área também é fonte de rumores, não substanciados, sobre a presença recente de ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixi), espécie tida como extinta na natureza. O parque abriga das espécies endêmicas da Caatinga, a maioria compartilhada com o vizinho P. N. da Serra da Capivara.
Additional information
References: Silveira & Santos (2002); . Luís F. Silveira (in litt.).