Key Biodiversity Areas

Campos de Cima da Serra (20228)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1aA1bA1d
Year of last assessment: 2006
National site name: Campos de Cima da Serra
Central coordinates: Latitude: -29.1333, Longitude: -50.4500
System: freshwater, terrestrial
Elevation (m): 800 to 1000
Area of KBA (km2): 4532.41926
Protected area coverage (%): 0.05
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Fisionomicamente, essa vasta área de campos de planálticas no nordeste do Rio Grande do Sul é muito similar à região dos campos de Bom Jesus e Lajes (RS/ SC01), da qual é separada pela calha florestada do rio das Antas, sendo em geral mais baixa. O relevo é relativamente aplainado e apresenta poucas variações de altitude. Entre as pequenas colinas recobertas por vegetação campestre interpõemse depressões brejosas densamente preenchidas por gravatás, pteridófitas e macegas. Capões de mata com araucária ocorrem dispersos por toda a região. A área é contígua à Região dos Aparados da Serra (RS/SC02).
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: A avifauna é muito similar à que ocorre nos campos de altitude situados mais ao norte e apresenta várias espécies em comum com a região do Pampa. As espécies ameaçadas dos Campos de Cima da Serra encontram-se esparsamente distribuídas através de toda a região e ocupam diferentes hábitats, necessitando de vastas áreas preservadas para manterem níveis populacionais adequados. As populações de Xolmis dominicanus (noivinha- de-rabo-preto), Xanthopsar flavus (veste- amarela) e Limnoctites rectirostris (junqueiro- de-bico-reto) da região presumivelmente representam uma parcela considerável das populações mundiais dessas espécies. A área também é de extrema importância para Sporophila melanogaster (caboclinho-de-barriga-preta), espécie quase ameaçada com área de reprodução limitada aos campos planálticos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Grassland100

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Os campos da região, tradicionalmente utilizados para a pecuária extensiva, vêm sendo substituídos por extensos plantios comerciais de pínus a um ritmo alarmante. Vastas áreas no entorno do Parque Nacional de Aparados da Serra e ao longo do rio Tainhas já foram completamente florestadas. O alastramento espontâneo dessa conífera exótica sobre os campos adjacentes aos plantios agrava a situação. As queimadas anuais para renovação das pastagens nativas e a drenagem ou represamento dos banhados dos quais dependem várias espécies ameaçadas da região são impactos adicionais de grande repercussão sobre a avifauna.

Additional information


References: Belton (1994); Bencke et al. (2003); BirdLife International (2000); Bencke & Kindel (1999); Collar et al. (1992); Varty et al. (1994); Wege & Long (1995).