Key Biodiversity Areas

Campos de Água Doce e Palmas (20241)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1d
Year of last assessment: 2006
National site name: Campos de Água Doce e Palmas
Central coordinates: Latitude: -26.6333, Longitude: -51.6333
System: terrestrial
Elevation (m): 1100 to 1400
Area of KBA (km2): 1183.6034
Protected area coverage (%): 14.05
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: A região de Água Doce e Palmas, na divisa entre Santa Catarina e Paraná, abrange uma ampla área do setor mais elevado do planalto que forma o divisor de águas das bacias dos rios Iguaçu e Uruguai. Compreende principalmente campos planálticos, mas áreas brejosas e capões de mata com araucária estão disseminados por toda a região. Fisionomicamente, a área é muito similar aos Campos de Cima da Serra (RS03) e aos Campos do Planalto das Araucárias (RS/ SC01), situados mais ao sul. A zona ocupada pelos campos é cercada em quase todas as direções por áreas de relevo dissecado originalmente cobertas por matas com araucária contínuas, como, por exemplo, a região de General Carneiro (PR16).
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: Espécies ameaçadas de áreas abertas, como Xolmis dominicanus (noivinha-derabo- preto) e Anthus nattereri (caminheiro- grande), presumivelmente contam com populações significativas na região. A primeira foi registrada em diversos setores da área, enquanto a segunda mostra-se numerosa durante o período reprodutivo nas cabeceiras do rio Chapecó, próximo a Herciliópolis, município de Água Doce. O quase ameaçado Sporophila melanogaster (caboclinho-de-barriga-preta), cujas áreas de reprodução conhecidas restringemse aos altiplanos do sudeste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, poderia estar presente nos campos de Água Doce também como espécie reprodutora.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Grassland50
Forest50

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Até muito recentemente, a região de Água Doce e Palmas era uma das áreas de campos planálticos menos alteradas do sul do Brasil. A partir do final da década de 1990, entretanto, amplas áreas começaram a ser convertidas para uso agrícola (culturas anuais e florestamento com pínus), processo que atualmente prossegue a um ritmo alarmante.

Additional information


References: Marcos R. Bornschein e Giovanni N. Maurício (dados inéditos); M. R. Bornschein e Bianca L. Reinert (verb.); Rosário (1996).