Bertioga (20253)
Brazil, South America
Site overview
KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1b, B2
Year of last assessment: 2006
National site name: Bertioga
Central coordinates: Latitude: -23.7500, Longitude: -45.9167
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 50
Area of KBA (km2): 198.75785
Protected area coverage (%): 57.61
KBA classification: Global
Legacy site: Yes
Site details
Site description: Essa área inclui as matas de baixada de Bertioga que estão fora do Parque Estadual da Serra do Mar e, portanto, desprotegidas. Os melhores trechos de floresta estão localizados entre a rodovia Rio– Santos (BR-101) e as encostas da Serra do Mar, onde existem grandes extensões florestadas. Quanto maior a distância em relação à rodovia, melhor o estado de conservação da vegetação, estando alguns trechos do sopé da serra ainda cobertos por floresta primária. Mais próximo da costa, por outro lado, a região já se encontra intensamente ocupada por grandes loteamentos.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: As matas da região de Bertioga presumivelmente representam um importante reduto para espécies ameaçadas e endêmicas da Mata Atlântica restritas às baixadas, como Carpornis melanocephala (sabiá-pimenta) e Tangara peruviana (saíra- sapucaia), sobretudo considerando que áreas florestadas de planície, em geral, estão pouco representadas em unidades de conservação. Porém, tal como em várias outras áreas de Mata Atlântica no litoral paulista, não estão disponíveis informações atualizadas sobre a avifauna da região. Os poucos dados existentes resultam de observações ocasionais e isoladas, sendo esperado que mais espécies ameaçadas venham a ser registradas na região à medida que sua avifauna for melhor estudada.
Habitats
| IUCN Habitat | Coverage % | Habitat detail |
|---|---|---|
| Forest | 100 |
Threats
Summary of threats to biodiversity at KBA: A principal ameaça à área é a especulação imobiliária. Na maior parte, as terras estão em poder de empresas que têm interesse em construir grandes condomínios na região. Atualmente, diversos empreendimentos imobiliários deste tipo estão sendo projetados para a área, com o apoio de lideranças políticas locais. Os estudos de impacto ambiental em geral chamam a atenção para a presença de espécies ameaçadas de extinção, o que até certo ponto restringe a implantação desses empreendimentos. Mesmo assim, a área de ocupação humana na região vem aumentando, seja de forma legal ou ilegal, levando a significativos desmatamentos.
Additional information
References: Wege & Long (1995); Whitney & Pacheco (1995); Pedro Develey (dados inéditos).