Serra de Itabaiana e Matas de Areia Branca (20261)
Brazil, South America
Site overview
KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1a, A1d
Year of last assessment: 2006
National site name: Serra de Itabaiana e Matas de Areia Branca
Central coordinates: Latitude: -10.6833, Longitude: -37.3500
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 650
Area of KBA (km2): 79.99065
Protected area coverage (%): 99.87
KBA classification: Global
Legacy site: Yes
Site details
Site description: A Serra de Itabaiana, na região central do Estado de Sergipe, é constituída por uma cadeia de pequenas montanhas, das quais também fazem parte as Serras Comprida e do Cajueiro. O relevo, clima e solo condicionam o mosaico florístico constituído de cerrados, elementos da caatinga e floresta atlântica. No sopé das serras, a vegetação que cresce sobre solos originados a partir da decomposição dos quartzitos do topo tem aspecto de restinga e jundu, com elementos xeromórficos. Nas encostas e no alto das serras, a vegetação predominante é o cerrado, no qual são encontrados representantes das famílias Ericaceae, Apocinaceae, Dileniaceae e Malpigiaceae. Ao longo de pequenos riachos e nas depressões existem formações florestais semidecíduas (matas secas), algumas em estádio adiantado de sucessão ecológica. Nas áreas mais baixas, as florestas originais, do tipo ombrófila densa, foram substituídas por plantações de cana-deaçúcar, pastagens e citricultura, além de pequenas lavouras de subsistência. Fragmentos residuais, já depauperados, são encontrados em vales e encostas com acentuada declividade nos municípios de Areia Branca e Laranjeiras. Parkia pendula, Ocotea sp. e Lecythis sp. são algumas árvores que testemunham a diversidade florística dessas matas. A área foi transformada em parque nacional em junho de 2005.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: Ainda não existe uma listagem completa das aves da região, mas sua avifauna combina endemismos do Cerrado, como Passerina caerulescens (campainhaazul), da Caatinga, como Penelope jacucaca (jacucaca) e Herpsilochmus pectoralis (chorozinho-de-papo-preto), e da Mata Atlântica, como Thalurania watertonii (beija- flor-de-costas-violeta). A área corresponde ao limite norte de distribuição de Pyriglena atra (papa-taoca-da-bahia), espécie Em Perigo presente em apenas seis IBAs.
Threats
Summary of threats to biodiversity at KBA: Pressão antrópica em decorrência do crescimento e expansão de núcleos habitacionais próximos às matas, além de incêndios, retirada de madeira e caça ilegal.
Additional information
References: Pacheco & Whitney (1995); Wege & Long (1995); Marcelo C. de Sousa (dados inéditos; Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos).