Key Biodiversity Areas

Cerrados ao Sul de Brasília (22217)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2009
National site name: Cerrados ao Sul de Brasília
Central coordinates: Latitude: -15.9500, Longitude: -47.9000
System: terrestrial
Elevation (m): 1000 to 1300
Area of KBA (km2): 189.52462
Protected area coverage (%): 99.72
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa área abrange os remanescentes de cerrado preservados na porção sul do Distrito Federal, incluindo assim as unidades de conservação públicas e privadas ali existentes. O clima caracterizase pela forte sazonalidade, com duas estações bem definidas, sendo a chuvosa entre outubro e abril. A pluviosidade anual atinge cerca de 1.500 mm e a umidade relativa do ar gira em torno de 67%. A temperatura média é de 25,6ºC. Toda a região situase no chamado Pediplano de Brasília, uma formação geomorfológica originada no Terciário. A drenagem é feita principalmente pelos ribeirões do Gama e Cabeça de Veado, pelos córregos Taquara e Capetinga, e pelo rio São Bartolomeu. Só na Reserva Ecológica do IBGE foram catalogadas mais de 800 espécies de plantas vasculares. A savana gramíneo-lenhosa é a fisionomia vegetal predominante, com marcante presença de florestas de galeria, onde são comuns espécies arbóreas como Xylopia emarginata, Richeria grandis, Hymenaea courbaril e Qualea dicotoma. Nas veredas é bem característica a presença de buritis (Mauritia flexuosa), que compõem a maior parte do estrato arbóreo. Nas porções de cerrado mais denso, onde há diversas espécies de árvores com até 12 m de altura, destacamse Copaifera langsdorfii, Virola sebifera e Vochysia thyrsoidea, entre outras. Grandes mamíferos ainda encontrados na região são o tatu-canastra (Priodontes maximus), a anta (Tapirus terrestris), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e a onça-parda (Puma concolor). O pirá-brasília (Simpsonichthys boitonei), uma espécie rara de peixe anual, representa uma especialidade dessa região.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: A avifauna é típica do Cerrado, mas a pressão do entorno faz com que poucas espécies ameaçadas e quase ameaçadas sejam comuns. Entretanto, a área abriga um conjunto significativo da avifauna endêmica do bioma, com 21 espécies. A pequena saracura ameaçada Laterallus xenopterus (sanã-de-cara-ruiva), rara no Brasil, é conhecida na área por apenas um registro relativamente antigo. De forma semelhante, tanto Rhea americana (ema) como Harpyhaliaetus coronatus (águia-cinzenta) possuem apenas registros esporádicos. Por outro lado, são razoavelmente comuns Culicivora caudacuta (papa-moscas-do-campo), Amazona xanthops (papagaio-galego) e Neothraupis fasciata (cigarra-do-campo). O quase ameaçado Scytalopus novacapitalis (tapaculo-de-brasília), espécie de distribuição restrita e pontual, foi registrado recentemente nas proximidades da E. E. do IBGE, onde há uma pequena população.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Shrubland5
Savanna95

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Ocorrem problemas com caça, extração de produtos vegetais e, assim como no Parque Nacional de Brasília e na Estação Ecológica de Águas Emendadas, existem matilhas de cães ferais na área. A invasão de capim-gordura (Melinis minutiflora) e de outros capins do gênero Brachiaria5,10 é uma ameaça à paisagem local. Só na Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília estimase que quase 5% da área já estejam tomados pelo capim-gordura10. As queimadas, freqüentes na região, constituem outro grave problema.

Additional information


References: IBGE (2004); http://www.recor.org.br/cerrado/fauna.html; Iubatã Paula de Faria (in litt.); Teixeira & Negret (1984); Tubélis & Cavalcanti (2000); Tubélis & Cavalcanti (2001); Braz & Cavalcanti (2001); Negret (1983); Iubatã Paula de Faria (verb.); www.institutohorus.org.br/download/fichas/Melinis_minutiflora.htm.