Key Biodiversity Areas

Parque Nacional da Amazônia (22248)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2009
National site name: Parque Nacional da Amazônia
Central coordinates: Latitude: -4.2833, Longitude: -56.7500
System: terrestrial
Elevation (m): 15 to 290
Area of KBA (km2): 11106.19115
Protected area coverage (%): 95.62
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa IBA corresponde aos limites do Parque Nacional da Amazônia, criado em 1974. Entre os rios que banham a região estão o Monguba, Urupadi, Mariaquá, Mamuru e Tapajós, esse último formando o limite sudeste da IBA. O clima é quente e úmido, com temperaturas médias anuais entre 24º–26ºC e níveis pluviométricos atingindo cerca de 2.200 mm por ano. A floresta ombrófila densa é a vegetação predominante, incluindo as feições submontana e de baixada. Trechos com florestas aluviais são encontrados ao longo dos rios, onde se destacam as palmeiras buriti (Mauritia flexuosa) e açaí (Euterpe oleracea) Árvores de grande porte presentes na região incluem Dalbergia spruceana, Vouacapoua americana, Cordia goeldiana, bem como algumas emergentes que chegam a cerca de 50 m de altura, como Bertholletia excelsa e Pithecolobium racemosum A rica biodiversidade local inclui algumas espécies de mamíferos ameaçados de extinção, tais como o cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus), ariranha (Pteronura brasiliensis), beixe-boi (Trichechus inunguis) e boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis)
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: O P. N. da Amazônia é uma das poucas unidades de conservação de proteção integral do bioma que possuem uma lista representativa de aves publicada Por conta disso, o número de endemismos da Amazônia Sul registrados na área é elevado, destacandose espécies restritas ao interflúvio Madeira–Tapajós: Lepidothrix nattereri (uirapuru-de-chapéu-branco), Rhegmatorhina berlepschi (mãe-de-taoca-arlequim), Conopophaga melanogaster (chupa-dente-grande), Skutchia borbae (mãe-de-taoca-dourada) e Dendrocolaptes hoffmannsi (arapaçu-marrom) A substituição de espécies endêmicas que ocorre de um interflúvio para outro fica clara entre o P. N. da Amazônia e a Floresta Nacional do Tapajós, essa última separada do parque apenas pelo rio de mesmo nome, mas localizada em sua margem direita. As espécies R. berlepschi e L. nattereri são substituídas a leste o rio Tapajós por R. gymnops (mãe-de-taoca-de-cara-branca) e L. iris (cabeça-de-prata), respectivamente Entre as espécies de maior interesse para a conservação, destacase Guarouba guarouba (ararajuba) (Oren & Parker, 1997). Neomorphus squamiger (jacu-estalo-escamoso), cuculídeo quase ameaçado e pouco representado em IBAs, foi registrado historicamente O parque também é uma das poucas localidades conhecidas de ocorrência de Capito brunneipectus (capitão-de-peito-marrom), endemismo sul-amazônico com distribuição restrita, assim como de Myrmotherula erythrura (choquinha-de-cauda-ruiva).
Delineation rationale: The delineation follows the Amazônia National Park boundaries.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Forest100

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Cerca de 25% da área do parque não estão com sua situação fundiária regularizada e existe sobreposição com a Terra Indígena Andirá-Marau, correspondendo a pouco menos de 10% do território. Foram detectados desmatamentos dentro e na zona de amortecimento da unidade de conservação A cidade de Itaituba está muito próxima à borda leste do parque, que hoje representa o limite alcançado pelos desmatamentos causados pela expansão da ocupação humana nessa região. Várias outras formas de pressão sobre a biodiversidade foram detectadas na unidade de conservação e em seu entorno, como caça e pesca ilegais, extrativismo de produtos vegetais, invasão por posseiros, garimpos clandestinos e projetos de aproveitamento hidrelétrico no rio Tapajós.
Threat level 1Threat level 2Threat level 3Timing
Biological resource useHunting & collecting terrestrial animalsIntentional use (species being assessed is the target)Ongoing
Biological resource useGathering terrestrial plantsUnintentional effects (species being assessed is not the target)Ongoing
Energy production & miningMining & quarryingOngoing
Energy production & miningRenewable energyOnly in the future
Human intrusions & disturbanceWork & other activitiesOngoing

Additional information


References: Atlas da Conservação da Natureza Brasileira (2004) IBAMA (1989); Oren & Parker (1997); Henriques et al. (2003); Alves et al. (2007); www.socioambiental.org.br/uc/590/pressoes_ameacas; Forrester (1993) in Wege & Long (1995).