Key Biodiversity Areas

Lavrados de Roraima (22256)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: B2
Year of last assessment: 2009
National site name: Lavrados de Roraima
Central coordinates: Latitude: 3.0667, Longitude: -60.5667
System: terrestrial
Elevation (m): 30 to 290
Area of KBA (km2): 14772.26109
Protected area coverage (%): 27.52
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Os limites dessa IBA incluem as fitofisionomias relacionadas a savanas não-estépicas do centro-norte de Roraima, englobando assim parte da Terra Indígena São Marcos e outras de menor tamanho. O termo 'lavrado' é dado regionalmente aos campos que se formam no entorno de Boa Vista, a capital do estado Geomorfologicamente, a área inserese na formação Boa Vista, composta basicamente por solos arenosos sujeitos a uma pluviosidade média anual em torno de 1.600 mm, com chuvas concentradas entre maio e julho Na margem direita do rio Uraricoera há dominância de savana parque e savana arborizada, enquanto na margem esquerda, incluindo a bacia do rio Tacutu, predominam savanas gramíneo-lenhosas; em ambas as margens existem florestas de galeria. Tais savanas graminosas são caracterizadas pela presença de Byrsonima verbascifolia, especialmente na região de Boa Vista e Alto Alegre As savanas estépicas que ocorrem ao norte da IBA, no interflúvio dos rios Surumu e Tacutu, não aparecem aqui, onde as formações passam a ter características gramíneo-lenhosas. A paisagem da região também apresenta áreas alagadiças e vegetação ciliar com presença de buritis (Mauritia flexuosa), além de outras espécies típicas, como Bowdichia virgilioides, Anadenanthera peregrina e Curatella americana
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: Assim como nas savanas estépicas da região do rio Cotingo (RR03), ocorrem na área Lepidocolaptes souleyetii (arapaçu-listrado), Campylorhynchus griseus (garrincha-dos-lhanos) e Euphonia finschi (gaturamo-capim), espécies nacionalmente confinadas às savanas de Roraima A região dos lavrados compreende importantes hábitats na porção setentrional da distribuição de Cercomacra carbonaria (chororó-do-rio-branco), cujas populações encontramse ao longo dos rios Uraricoera e Tacutu A IBA também inclui importantes sítios para a conservação de Synallaxis kollari (joão-de-barba-grisalha), que tem na área o seu limite meridional de distribuição

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Shrubland5
Grassland95

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Em toda a extensão de savanas do Estado de Roraima, as áreas alagadiças são aproveitadas para a produção de arroz. As várzeas dos rios são transformadas e, muitas vezes, a vegetação ciliar é suprimida, afetando a avifauna que utiliza esses ambientes, inclusive Cercomacra carbonaria e Synallaxis kollari. A região também sofre com problemas de ocupação desordenada, que vão desde assentamentos de reforma agrária a invasões de terras9. Conseqüentemente, a paisagem é alterada pela substituição dos campos por agricultura – principalmente plantações de soja – e pastagens, que comumente são manejadas com o uso do fogo Caça e mineração ilegal ocorrem em pontos isolados.
Threat level 1Threat level 2Threat level 3Timing
Agriculture & aquacultureAnnual & perennial non-timber cropsAgro-industry farmingOngoing
Agriculture & aquacultureAnnual & perennial non-timber cropsSmall-holder farmingOngoing
Agriculture & aquacultureLivestock farming & ranchingSmall-holder grazing, ranching or farmingOngoing
Energy production & miningMining & quarryingOngoing
Human intrusions & disturbanceWork & other activitiesOngoing

Additional information


References: Vanzolini & Carvalho (1991); Silva (1997); Ab’Saber (1997); Barbosa (1997); Miranda & Absy (2000); Luís Fábio Silveira (dados inéditos); Mário Cohn-Haft (verb.); Vale et al. (2007); Osmar Borges (verb.); Santos & Silva (2007); 1 Ambtec (1994) in Santos & Silva (2007); Grosset & Minns (2002).