Key Biodiversity Areas

Matas Ciliares do Rio do Coco e Afluentes (22266)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1d
Year of last assessment: 2009
National site name: Matas Ciliares do Rio do Coco e Afluentes
Central coordinates: Latitude: -9.7167, Longitude: -49.6333
System: terrestrial
Elevation (m): 130 to 250
Area of KBA (km2): 1387.21196
Protected area coverage (%): 99.95
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa área abrange o conjunto de remanescentes de vegetação natural que se estende ao longo do rio do Coco, desde a sua porção contígua ao Parque Estadual do Cantão, onde está a sua foz no rio Araguaia, seguindo em direção leste, até os ribeirões da Prata, Surubim e Piedade. A paisagem mostrase bem descaracterizada, com numerosas áreas já degradadas em decorrência de atividades agropecuárias Diferentemente das florestas aluviais de influência amazônica que caracterizam o parque estadual adjacente, a área compreende um mosaico de fitofisionomias de cerrado, com predominância de cerradões. Florestas de galeria orlam os cursos d´água e ainda se apresentam relativamente bem conservadas.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: As florestas ciliares do rio do Coco e seus afluentes constituem importantes redutos para espécies globalmente ameaçadas Uma grande população de Penelope ochrogaster (jacu-de-barriga-castanha) é encontrada na área e concentrase principalmente nesse ambiente Cercomacra ferdinandi (chororó-de-goiás) ocorre em bom número na vegetação ribeirinha Um número significativo de espécies endêmicas do Cerrado distribuise nas manchas de savana, especialmente nos trechos mais preservados próximos à divisa com o parque, à margem direita do rio do Coco. Há também registros de Neochen jubata (pato-corredor), mas as maiores populações dessa espécie quase ameaçada estão dentro do P. E. do Cantão Celeus obrieni (pica-pau-do-parnaíba), cujos registros concentramse no nordeste de Tocantins foi encontrado em um remanescente florestal à margem esquerda do rio do Coco e também a cerca de 20 km a leste, nas matas ciliares do ribeirão Piedade.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Shrubland67
Forest33

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A expansão agropecuária na região fez com que os grandes blocos florestais fossem reduzidos e fragmentados. Atualmente, a maioria das matas encontrase muito alterada e os melhores trechos estão na beira dos rios Muitas vezes, as plantações e as pastagens são manejadas com o uso do fogo Por conta das pastagens, há presença de gramíneas exóticas espalhadas pela área.
Threat level 1Threat level 2Threat level 3Timing
Agriculture & aquacultureLivestock farming & ranchingAgro-industry grazing, ranching or farmingOngoing
Natural system modificationsFire & fire suppressionIncrease in fire frequency/intensityOngoing

Additional information


References: Renato Torres Pinheiro (verb.); Olmos (2003); Pinheiro & Dornas (no prelo); Prado (2006); Advaldo Dias do Prado (in litt.); Saboya et al. (2007); Renato Torres Pinheiro e Túlio Dornas (in litt.).