Usina Cachoeira (20104)
Brazil, South America
Site overview
KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Usina Cachoeira
Central coordinates: Latitude: -9.4000, Longitude: -35.7000
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 150
Area of KBA (km2): 58.04084
Protected area coverage (%): 1.18
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes
Site details
Site description: Essa área inclui alguns fragmentos de floresta ombrófila situados no norte do município de Maceió e em partes adjacentes dos municípios vizinhos. A Mata Bamburral II é o maior remanescente florestal da região, com cerca de 500 ha. Nessa área, a floresta estendese ao longo de um vale estreito e profundo, sendo composta por grandes árvores emergentes dispostas em meio a outras espécies arbóreas típicas de matas secundárias.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: Recentemente, 69 espécies de aves foram registradas na Mata Bamburral II em 2,1 h de observações, incluindo vários táxons endêmicos da Mata Atlântica do nordeste do Brasil, ao norte do rio São Francisco. A área presumivelmente é um importante reduto para Tangara fastuosa (pintor-verdadeiro), considerando a extensão de hábitat disponível e a existência de vários registros recentes para a região.
Threats
Summary of threats to biodiversity at KBA: Nenhuma ameaça é citada especificamente para a Mata Bamburral II, mas as florestas da região sofrem corte seletivo e tanto a caça quanto a captura de aves para o comércio de animais silvestres ainda são comuns em Alagoas.
Additional information
References: Silveira et al. (2003a); Silveira et al. (2003b).