Key Biodiversity Areas

Parque Nacional de Monte Pascoal (20132)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1aA1bB2
Year of last assessment: 2006
National site name: Parque Nacional de Monte Pascoal
Central coordinates: Latitude: -16.8667, Longitude: -39.3333
System: terrestrial
Elevation (m): 0 to 536
Area of KBA (km2): 223.31952
Protected area coverage (%): 99.13
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: O Parque Nacional de Monte Pascoal está inserido no Corredor Central da Mata Atlântica, que abrange as florestas remanescentes do sul da Bahia e norte do Espírito Santo. Essas florestas, de caráter higrófilo, guardam muitas semelhanças com a floresta amazônica de terra firme e são genericamente denominadas matas de tabuleiro por recobrirem planaltos costeiros de topo aplainado e baixa altitude, formados por depósitos de sedimetos terciários. Além dos tabuleiros, o relevo do P. N. de Monte Pascoal compreende também depósitos praiais, extensas planícies costeiras e colinas de rocha cristalina, incluindo o monte que dá nome ao parque, que é o ponto culminante da área. A floresta atlântica ocupa a maior parte do parque, mas também existem trechos significativos de restinga, manguezais e capoeiras. O clima é tropical úmido, com temperaturas médias anuais entre 21C e 24C e índice pluviométrico variando de 1.500 a 1.750 mm anuais.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: O P. N. de Monte Pascoal é um importante refúgio para várias espécies de aves ameaçadas do sul da Bahia. Não há registros recentes para algumas delas, como Pipile jacutinga (jacutinga) e Crax blumenbachii (mutum-de-bico-vermelho), que podem estar localmente extintas. O ameaçado Herpsilochmus pileatus (chorozinho- de-boné), restrito às matas de restinga do sudeste baiano, provavelmente ocorre no parque, visto que seus limites estendem-se até a costa e incluem áreas de hábitat potencialmente favorável.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Forest100

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A cobertura florestal no sul da Bahia foi reduzida de 85% em 1945 para 6% em 1990. O P. N. de Monte Pascoal, assim como outras áreas florestadas da região, tem sido alvo da especulação imobiliária devido à rápida expansão do turismo em toda a Costa do Descobrimento. Além disso, existem assentamentos rurais ao redor da unidade de conservação, agravando a situação social e ambiental na região. Parte da área do parque é compartilhada com uma reserva indígena de 8.600 ha, território tradicional dos índios pataxós. A dependência da população indígena local em relação aos recursos naturais representa uma ameaça à fauna e flora da área. Há informações sobre caça (aparentemente em diminuição) e corte seletivo de madeira dentro do parque, atividades praticadas sobretudo pela comunidade indígena local, que soma cerca de 5.000 índios.

Additional information


References: Mendonça et al . (1994); MMA (2004); Wege & Long (1995); Whitney & Pacheco (1995); BirdLife International (2000); Cordeiro (2002)