Serras de Maranguape e da Aratanha (20137)
Brazil, South America
Site overview
KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1e
Year of last assessment: 2018
National site name: Serras de Maranguape e da Aratanha
Central coordinates: Latitude: -3.8833, Longitude: -38.7333
System: terrestrial
Elevation (m): 200 to 919
Area of KBA (km2): 46.4912
Protected area coverage (%): 46.59
KBA classification: Global
Legacy site: Yes
Site details
Site description: Essa área engloba dois brejos de altitude cobertos com remanescentes de Mata Atlântica, no norte do Ceará. As serras de Maranguape e da Aratanha são semelhantes à Serra do Baturité (CE03) quanto à geomorfologia, clima e regime pluviométrico, consistindo em maciços cristalinos residuais que se sobressaem em meio à depressão sertaneja. As serras de Maranguape e da Aratanha são menores do que a Serra de Baturité em extensão e altitude, porém são mais próximas do litoral, de onde provém a umidade que mantém suas florestas. A fisionomia da vegetação muda ao longo do gradiente de altitude: de caatinga arbórea até os 400 m, passando a matas secas entre 400– 600 m, até matas úmidas nas regiões serranas, acima de 600 m. A Serra da Aratanha está melhor conservada que a de Maranguape. Nessas duas pequenas serras não há cidades no topo, como acontece na Serra de Baturité.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs. Alliance for Zero Extinction (2018): site confirmed as an AZE site during the AZE project (2015-2018). Taxonomy, nomenclature and Red List category follow the IUCN 2016 Red List.
Additional biodiversity: Segundo levantamentos recentes, Picumnus limae (pica-pau-anão-da-caatinga) é comum nas serras e nas áreas do entorno. Essa espécie é endêmica da Caatinga e está restrita ao território cearense, ao norte do paralelo 6º S. Pyrrhura griseipectus (tiriba-de-peito-cinza), periquito conhecido com segurança de apenas três áreas de brejo do Nordeste, parece ter ocorrido nas serras de Maranguape e da Aratanha até 15–20 anos atrás, de acordo com relatos de habitantes locais.
Threats
Summary of threats to biodiversity at KBA: Diferentes ciclos agrícolas têm ameaçado a avifauna das serras de Maranguape e da Aratanha nos últimos séculos, mas o cultivo extensivo da banana é atualmente o principal responsável pela supressão das florestas da região. A especulação imobiliária ainda não representa uma ameaça tão grave quanto na Serra do Baturité, mas este problema tende a se agravar com a expansão da Região Metropolitana de Fortaleza. A caça prejudica espécies como Penelope jacucaca (jacucaca) e o tráfico de animais silvestres pode ter sido responsável pela provável extinção local de Pyrrhura griseipectus.
Additional information
References: Weber A. de Girão e Silva (in litt.); Olmos et al. (2005); Teixeira (1990), BirdLife International (2000), Girão e Silva et al. (2003); Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos.