Key Biodiversity Areas

Encostas da Região de Domingos Martins (20146)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Encostas da Região de Domingos Martins
Central coordinates: Latitude: -20.4333, Longitude: -40.6667
System: terrestrial
Elevation (m): 250 to 750
Area of KBA (km2): 241.51086
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa região de florestas úmidas fragmentadas inicia próximo à cidade de Domingos Martins e estende-se para o sul até os confins entre os municípios de Guarapari e Alfredo Chaves, na porção meridional do Estado. O relevo é marcado pelos patamares escalonados da região da Mantiqueira Setentrional, que ocupa todo o sudoeste capixaba. A área é relativamente próxima à Reserva Biológica de Duas Bocas (ES03) e inclui a Serra do Batatal, na divisa de Guarapari com Alfredo Chaves, e as matas existentes nas localidades de Bom Jesus e Sítio Cachoeira Alta (em Domingos Martins), Peixe Verde (Viana), Deserto (Guarapari) e Aparecida (Alfredo Chaves), entre outras.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: Tal como na Reserva Biológica de Duas Bocas (ES03), a avifauna da região combina endemismos atlânticos típicos das matas de baixa altitude, como Amazona rhodocorytha (chauá) e Ramphodon naevius (beija-flor-rajado), com outros de distribuição mais montana, como as saíras Tangara desmaresti e T. cyanoventris. Tinamus solitarius (macuco), espécie quase ameaçada, foi registrado um pouco ao norte dos limites da área e ainda pode estar presente nas encostas ao sul de Domingos Martins.

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Nenhuma ameaça tem sido especificamente relacionada à área, mas os efeitos da fragmentação excessiva do hábitat e a caça podem levar ao desaparecimento das espécies mais sensíveis a esses fatores.

Additional information


References: Cláudia Bauer (Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos); Bauer (1999); Ana Cristina Venturini e Pedro Rogerio de Paz (in litt.).