Key Biodiversity Areas

Chapada do Catuni (20158)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Chapada do Catuni
Central coordinates: Latitude: -16.4000, Longitude: -43.3833
System: terrestrial
Elevation (m): 700 to 1050
Area of KBA (km2): 50.90632
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Situada cerca de 60 km a nordeste de Montes Claros, no centro-norte de Minas Gerais, a Chapada (ou Chapadão) do Catuni pertence ao setor da Cadeia do Espinhaço localizado ao norte do rio Jequitinhonha. A área abrange os cerrados abertos do topo da chapada e também as caatingas arbóreas existentes em sua vertente oeste, a partir de 700 m de altitude.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: Na Chapada do Catuni ocorrem várias espécies endêmicas do Cerrado que presentemente são alvo de atenção conservacionista e pelo menos duas das sete espécies de distribuição restrita que definem a EBA073 (Serras e Chapadas do Brasil Central), mas um inventário completo da avifauna local ainda não está disponível. Os registros de Euscarthmus rufomarginatus (maria-corruíra) para a área aparente- mente são os únicos confirmados em Minas Gerais. A recente descoberta de Arremon franciscanus (tico-tico-do-sãofrancisco) em uma área de caatinga da Fazenda Imburana, a cerca de 1 km do topo da chapada, estendeu em 110 km para o sul a distribuição geográfica até então conhecida dessa espécie quase ameaçada.

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A Chapada do Catuni está sob constante pressão antrópica, destacando-se como ameaças à área as queimadas periódicas para a formação de pastagens, a expansão dos florestamentos de eucalipto e pínus e a mineração de quartzito.

Additional information


References: D’Angelo Neto & Queiroz (2001); Marcelo Ferreira de Vasconcelos (verb.); D’Angelo Neto & Vasconcelos (2003).