Key Biodiversity Areas

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (20169)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1aA1bA1d
Year of last assessment: 2006
National site name: Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Central coordinates: Latitude: -20.6833, Longitude: -42.4500
System: terrestrial
Elevation (m): 1000 to 1980
Area of KBA (km2): 131.73096
Protected area coverage (%): 86.82
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: A Serra do Brigadeiro, também conhecida como Serra da Grama, Serra da Ventania ou Serra da Araponga, está inserida no Complexo da Mantiqueira e localizase na região leste de Minas Gerais. A serra forma parte do divisor de águas entre as bacias dos rios Paraíba do Sul, a leste, e Doce, a oeste, sendo uma das regiões mais elevadas da Zona da Mata mineira. O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro abrange a maior parte da área e tem cerca de 70% de sua superfície cobertos por floresta estacional semidecidual e outros 25% por campos de altitude. O restante é formado por ambientes antrópicos. Em sua maior parte, as florestas do parque já sofreram corte seletivo e há uma acentuada influência humana sobre a vegetação das áreas limítrofes, onde prevalecem pastagens e lavouras. O clima regional é classificado como mesotérmico, com temperatura média anual de 18°C, chegando a 0°C no inverno; a precipitação é de cerca de 1.300 mm anuais, ocorrendo chuvas mais inten sas de novembro a março.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: A Serra do Brigadeiro representa um dos mais importantes remanescentes de floresta atlântica na Zona da Mata mineira. Em cerca de 300 horas de levantamento de campo distribuídas ao longo de quase 10 anos de pesquisas, foram identificadas 276 espécies de aves na área, com destaque para a ocorrência de 19 espécies de beijaflores, oito dos quais endêmicos da Mata Atlântica. Um representante do gênero Leucopternis foi observado no parque, sendo um acréscimo à lista de espécies sob risco de extinção presentes na área.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Rocky Areas(e.g., inland cliffs, mountain peaks)5
Forest95

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: O parque carece de um plano de exploração turística que permita a conciliação do turismo com a preservação de seus ecossistemas.

Additional information


References: Simon et al. (1999); Rolim & Ribeiro (2001); Collar et al. (1992); Matos & Simon (1994); Melo Jr. (1996); Machado et al. (1998); BirdLife International (2000).