Parque Nacional do Iguaçu (20185)
Brazil, South America
Site overview
KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1a, A1d
Year of last assessment: 2006
National site name: Parque Nacional do Iguaçu
Central coordinates: Latitude: -25.5000, Longitude: -54.0000
System: terrestrial
Elevation (m): 200 to 600
Area of KBA (km2): 1696.95375
Protected area coverage (%): 99.95
KBA classification: Global
Legacy site: Yes
Site details
Site description: Localizado no extremo oeste do Paraná, o Parque Nacional do Iguaçu resguarda o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica inteiramente contido em uma unidade de conservação de proteção integral. Nos limites do parque com a Argentina, próximo à cidade de Foz do Iguaçu, estão as mundialmente famosas cataratas do trecho final do rio Iguaçu, que anualmente atraem milhares de turistas à região. O clima local é úmido, sem estação seca definida. A vegetação predominante no parque, embora luxuriante, carece do caráter sempre-verde típico das florestas litorâneas e é classificada como floresta estacional semidecidual, sendo rica em epífitas, lianas e bambus. Nos setores mais elevados da parte norte do parque existem trechos razoavelmente extensos de mata com araucária. A cobertura florestal da área é contígua à do vizinho Parque Nacional Iguazú, na Argentina.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: A julgar pela extensão do maciço florestal existente ao longo do baixo curso do rio Iguaçu, que inclui o parque brasileiro e áreas florestadas adjacentes em território argentino, várias das espécies ameaçadas listadas abaixo podem ter nessa região um de seus principais redutos populacionais em nível mundial. De fato, o grande número de registros de Dryocopus galeatus (pica-pau-de-cara-canela), tanto no P. N. do Iguaçu quanto no vizinho parque argentino, sugere que esse maciço possa abrigar a maior população da espécie na atualidade. Seis espécies ameaçadas até agora não encontradas no P. N. do Iguaçu são mencionadas para a porção argentina do maciço florestal, melhor explorada ornitologicamente, algumas das quais com ocorrência bastante provável no lado brasileiro. Tigrisoma fasciatum fasciatum (socó-boi-escuro), garça rara com poucos registros recentes, foi mencionada para o parque.
Habitats
| IUCN Habitat | Coverage % | Habitat detail |
|---|---|---|
| Forest | 100 |
Threats
Summary of threats to biodiversity at KBA: A caça ilegal e o movimento intenso de veículos ao longo das auto-estradas que margeiam o parque foram identificados como fontes de impacto sobre a fauna silvestre. O palmiteiro (Euterpe edulis) é ilegalmente explorado dentro dos limites da unidade de conservação, mais intensamente em seu setor sudeste, nas proximidades de Capanema. A Estrada do Colono, via que corta o parque, foi por longo tempo utilizada e ilegalmente mantida em atividade pelas comunidades do entorno, mas recentemente teve seu leito destruído em vários pontos, por iniciativa governamental, visando sua desativação definitiva.
Additional information
References: Collar et al. (1992); Parker & Goerck (1997); Saibene et al. (1996); Straube et al. (2004). www2.ibama.gov.br/unidades/parques/reuc/ 17.htm; Koch & Bóçon (1994); Wege & Long (1995); Straube & Urben-Filho (2004).