Key Biodiversity Areas

Arquipélago de Fernando de Noronha (20193)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1bB2D1a
Year of last assessment: 2012
National site name: Arquipélago de Fernando de Noronha
Central coordinates: Latitude: -3.8500, Longitude: -32.4167
System: marine, terrestrial
Elevation (m): 0 to 321
Area of KBA (km2): 18.26745
Protected area coverage (%): 100.00
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: O Arquipélago de Fernando de Noronha está vinculado jurisdicionalmente ao Estado de Pernambuco e situa-se a cerca de 356 km da costa nordeste do Brasil. É formado por seis ilhas e 15 ilhotas de origem vulcânica, tendo a maior delas (Fernando de Noronha) aproximadamente 9 km de extensão ao longo de seu eixo maior e 3 km de largura. O relevo acidentado das ilhas é marcado por íngremes paredões e escarpas rochosas, utilizadas por várias espécies de aves marinhas para a reprodução. A floresta que originalmente recobria grande parte do arquipélago foi completamente eliminada durante o período em que Fernando de Noronha foi uma colônia penal e toda a vegetação hoje existente nas ilhas é secundária. O arquipélago conta com uma população humana permanente e, além disso, recebe visitação turística regular (limitada a 420 pessoas).
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: Fernando de Noronha representa uma importante área insular de permanência, reprodução, descanso e passagem de aves no Atlântico sul. Duas espécies de aves terrestres, Elaenia ridleyana (cocuruta) e Vireo gracilirostris (juruviara-denoronha, ou sebito), estão inteiramente confinadas ao arquipélago, definindo como uma área de endemismo de aves (EBA069). As ilhas também abrigam colônias de reprodução de 11 espécies de aves marinhas, destacando-se numericamente a população de Anous minutus (trinta- réis-preto), que excede em muito o limite correspondente a 1% de sua população biográfica (critério A4ii). Ao todo, cerca de 30.000 aves marinhas reproduzem- se em Fernando de Noronha anualmente, o que qualifica a área também sob o critério A4iii. A colônia de Phaethon lepturus (rabo-de-palha-de-bico-laranja) do arquipélago, com até 300 indivíduos, é a única conhecida no Brasil, embora essa espécie já tenha sido encontrada nidificando em Abrolhos.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Forest100

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Expansão urbana, desenvolvimento turístico desordenado, risco de incêndios e impactos de animais introduzidos (porcos domésticos, cabras, ratos, gatos e lagartos). A recente disseminação do pardal (Passer domesticus) no arquipélago requer monitoramento, pois essa espécie poderá representar uma ameaça às aves endêmicas das ilhas no futuro.

Additional information


References: Oren (1982); BirdLife International (2000); Soto et al. (2000); Stattersfield et al. (1998); Vooren & Brusque (1999); Schulz-Neto (2004b); Antas (1991); Alves et al. (2000b); Fundação BIO-RIO eet al. (2002); Soto et al. (2001); Oren (1984); Schulz-Neto (1995).