Key Biodiversity Areas

Parque Nacional da Serra da Capivara (20207)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1dB2
Year of last assessment: 2006
National site name: Parque Nacional da Serra da Capivara
Central coordinates: Latitude: -8.6667, Longitude: -42.5667
System: terrestrial
Elevation (m): 500 to 600
Area of KBA (km2): 918.45366
Protected area coverage (%): 97.46
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: O Parque Nacional da Serra da Capivara,mais conhecido por seus importantes sítios arqueológicos, está localizado no centro-sul do Piauí, a 80 km de Teresina. O parque cobre parte de uma ampla chapada arenítica (Serra da Gurguéia) dissecada por alguns vales e cânions estreitos,localmente denominados baixões, boqueirões ou grotões. Nas bordas da chapada destacam-se escarpas abruptas do tipo cuesta e rochas erodidas. O clima é semi-árido, com temperatura média anual de 8°C e precipitação variando entre 50 mm e. 60 mm ao ano. Não há cursos d’água perenes no parque, somente alguns poços e nascentes. A vegetação pode ser classificada em cinco tipos básicos: caatinga arbóreo-arbustiva, caatinga arbórea, angical (formações abertas de angico, Anadenanthera macrocarpa), caatinga secundária e floresta semidecídua (restrita aos boqueirões e grotões mais úmidos).
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: O P. N. da Serra da Capivara é uma das maiores e mais importantes unidades de conservacão da Caatinga. As 179 espécies listadas para o parque incluem a maioria das aves endêmicas desse bioma encontradas no Piauí. Há relatos fidedignos das décadas de 1970 e 1990 sobre a presença de uma arara-azul pequena na região, que poderia ser Cyanopsitta spixii (ararinha-azul), hoje considerada provavelmente extinta na natureza. Os registros de um Synallaxis do grupo ruficapilla para o parque têm sido relacionados a S. infuscata (tatac), espécie Em Perigo, mas essa população requer estudos adicionais e tem seu status taxonômico ainda indefinido. Merece destaque, também, a presença do morfo ‘maranhaoensis’ de Phaethornis nattereri (besourão-de-sobre-amarelo), que na região foi observado lado a lado com a forma típica dessa espécie.

Habitats


IUCN HabitatCoverage %Habitat detail
Forest100

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: A regularização fundiária do parque não está completa e muitos proprietários continuam utilizando a área para a agricultura e criação de gado. Outros problemas são a caça predatória, os incêndios criminosos, a extração seletiva de Madeira e a captura de aves para abastecer o comércio local de fauna silvestre. O parque também sofre graves restrições or-çamentárias e falta de recursos humanos. Recentemente, 79 funcionários que auxiliavam a manutenção da unidade de conservação tiveram que ser demitidos por falta de verbas, fato que ganhou repercussão nacional.

Additional information


References: Olmos (1993); BirdLife International (2000); Wege & Long (1995); Fábio Olmos (verb.).