Parque Estadual do Desengano e Entorno (20211)
Brazil, South America
Site overview
KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1a, A1b, A1d, B2
Year of last assessment: 2006
National site name: Parque Estadual do Desengano e Entorno
Central coordinates: Latitude: -21.8667, Longitude: -41.8000
System: terrestrial
Elevation (m): 40 to 1750
Area of KBA (km2): 445.21265
Protected area coverage (%): 48.03
KBA classification: Global
Legacy site: Yes
Site details
Site description: O maciço do Desengano é o segmento mais setentrional da Serra do Mar e está localizado no norte fluminense, ao sul do vale do rio Paraíba do Sul. O P. E. do Desengano abrange somente terras a partir de 200 m de altitude, mas importantes remanescentes florestais à sua volta estendem-se até cotas altimétricas mínimas de 40 m (e.g. , em São Julião, no rio Mocotó). Nas áreas montanhosas, o relevo é marcado por linhas de cumeada angulosas, elevações do tipo 'pão de açúcar', pontões, escarpas e patamares escalonados. A cobertura vegetal é formada principalmente pela floresta ombrófila densa submontana (até 500 m de altitude) e montana (c.500–1.500 m); acima de 1.600 m, existem campos de altitude.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs.
Additional biodiversity: A depressão do rio Paraíba do Sul representa uma importante fronteira ornitogeográfica. Várias espécies de aves da Mata Atlântica têm nessa região seu limite norte de distribuição, tais como Heliobletus contaminatus (trepadorzinho), Myrmotherula unicolor (choquinha-cinzenta), Dysithamnus xanthopterus (choquinha- de-asa-ferrugem) e Tijuca atra (saudade), enquanto outras não avançam em direção ao sul, como Thripophaga macroura (rabo-amarelo) e Formicivora serrana (formigueiro-da-serra), localmente representada pela raça interposita. Atualmente, também o cotingídeo Xipholena atropurpurea (anambé-de-asa-branca), endêmico do Brasil, tem seu limite meridional de distribuição na região do Desengano. A área possui uma avifauna extremamente rica, que inclui um grande número de espécies ameaçadas. Um levantamento realizado no P. E. do Desengano e imediações no final da década de 1980 apontou a presença de 405 espécies. A avifauna das zonas de encosta do parque (200–800 m) combina elementos próprios da baixada e das montanhas, mas boa parte dos registros ornitológicos de maior interesse provém de remanescentes de floresta de planície situados fora dos limites da unidade de conservação.
Habitats
| IUCN Habitat | Coverage % | Habitat detail |
|---|---|---|
| Forest | 100 |
Threats
Summary of threats to biodiversity at KBA: No que concerne à conservação de aves na Mata Atlântica, a consolidação do P. E. do Desengano foi considerada a maior prioridade de ação no Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista os problemas fundiários e de fiscalização que afetam cronicamente essa importante área de preservação. As terras baixas que cercam o parque têm sido sistematicamente desmatadas. Nos últimos anos, porém, o avanço das pastagens sobre as áreas de floresta tem diminuído significativamente como resultado da implementação de um programa regional de desenvolvimento sustentado; além disso, campanhas têm estimulado a criação de RPPNs na região.
Additional information
References: Pacheco et al. (1992a); Fundação Instituto Estadual de Florestas (www.ief.rj.gov.br); Silva & Straube (1996); Bauer (1999); Pacheco et al. (1992b); Gonzaga & Pacheco (1990); Pacheco et al. (1996b); Wege & Long (1995); Pacheco & Bauer (2000); BirdLife International (2000); www.pronatura.org.br; Collar et al. (1992); Pacheco et al. (1996c); Whitney & Pacheco (1995).