Key Biodiversity Areas

Serra da Mantiqueira (20248)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Global KBA criteria: A1aA1bA1eB1B2
Year of last assessment: 2018
National site name: Serra da Mantiqueira
Central coordinates: Latitude: -22.6667, Longitude: -45.4833
System: terrestrial
Elevation (m): 800 to 2400
Area of KBA (km2): 1537.14156
Protected area coverage (%): 97.24
KBA classification: Global
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa área abrange uma grande extensão da Serra da Mantiqueira ao longo da divisa entre São Paulo e Minas Gerais, estendendo- se de Campos do Jordão até Queluz (SP) e Passa Quatro (MG), na divisa com o Rio de Janeiro. A área praticamente interliga a região de São Francisco Xavier/Monte Verde (SP/MG02) ao Parque Nacional de Itatiaia (RJ/MG01) através das encostas e cumes da Serra da Mantiqueira. Seus limites são formados pelos parques estaduais justapostos de Campos do Jordão e Mananciais de Campos do Jordão e pela porção da APA da Serra da Mantiqueira que se estende ao longo da divisa São Paulo–Minas Gerais. A Serra da Mantiqueira ainda possui extensas áreas de floresta, concentrando as maiores manchas de mata com araucária (Araucaria angustifolia) do Estado de São Paulo. Desde o Vale do Paraíba até o alto das montanhas existe um gradiente altitudinal bem definido, com flo- restas latifoliadas nas encostas da serra, matas com araucárias e Podocarpus lamberti nos vales de altitudes intermediárias e florestas alto-montanas ricas em bromélias entre 1.700–2.000 m. Sobre os espigões da serra há campos de altitude. Nas zonas mais elevadas, a temperatura média anual é de apenas 13°C, ocorrendo temperaturas abaixo de zero no inverno.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance that meets the thresholds for at least one criterion described in the Global Standard for the Identification of KBAs. Alliance for Zero Extinction (2018): site confirmed as an AZE site during the AZE project (2015-2018). Taxonomy, nomenclature and Red List category follow the IUCN 2016 Red List.
Additional biodiversity: A avifauna da área é representativa da floresta atlântica montana (EBA076). Apesar de não haver um inventário completo das aves da região, a Serra da Mantiqueira é a terceira IBA em número de espécies endêmicas dessa EBA, ficando atrás apenas do P. N. de Itatiaia e da Serra da Bocaina/Paraty/Angra dos Reis (RJ/ SP01). Entre os endemismos de distribuição restrita presentes na área estão Oreophylax moreirae (garrincha-chorona), Tijuca atra (saudade) e Piprites pileata (caneleirinho-de-chapéu-preto), que ocorrem em um número relativamente reduzido de IBAs (cinco a oito).

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Anualmente, a Serra da Mantiqueira recebe um grande número de turistas, atraídos pelo clima e pela paisagem de montanha da região. Em conseqüência, existe intensa especulação imobiliária no entorno dos principais pólos turísticos, sobretudo visando à construção de casas de final-de-semana, o que leva a desmatamentos e alterações na paisagem. Fora das unidades de conservação de proteção integral, a paisagem natural já se encontra bastante fragmentada devido à ocupação por propriedades rurais e loteamentos de alto padrão. Em algumas áreas, a coleta em grande escala dos pinhões da araucária pode afetar a taxa de recrutamento da espécie.

Additional information


References: Willis & Oniki (1981a); Wege & Long (1995); Snyder et al. (2000).