Key Biodiversity Areas

Parque Estadual da Serra do Mar (entre Pedro de Toledo e Cubatão) (20255)
Brazil, South America

Site overview


KBA status: confirmed
Year of last assessment: 2006
National site name: Parque Estadual da Serra do Mar (entre Pedro de Toledo e Cubatão)
Central coordinates: Latitude: -24.0000, Longitude: -46.8000
System: terrestrial
Elevation (m): 100 to 900
Area of KBA (km2): 1114.72996
Protected area coverage (%): 99.36
KBA classification: Global/Regional TBD
Legacy site: Yes

Site details


Site description: Essa área compreende toda a porção sul da Serra do Mar no Estado de São Paulo, correspondendo aos núcleos Serra do Mar, Queirós (ou Pilões), São Vicente, Cubatão, Itanhaém, Curucutu, Itariru e Pedro de Toledo do Parque Estadual da Serra do Mar. Ao longo desse trecho da serra, ainda existe uma faixa relativamente contínua de florestas baixo-montanas, submontanas e alto-montanas, concentradas nas áreas de maior declividade. Mais próximo às cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, a maior parte da mata é secundária devido à retirada seletiva de madeira e ao corte para fabri cação de carvão. Atualmente, essas atividades não mais ocorrem e a vegetação vem se recuperando. Nas áreas de relevo mais plano do alto da serra, como no Núcleo Curucutu, as condições climáticas são mais severas e ocorre freqüentemente a formação de neblina, levando ao desenvolvimento de uma vegetação característica (mata nebular), com árvores menores e grande variedade de líquens, briófitas, orquídeas e bromélias. Localmente também ocorrem campos naturais. A região é rica em recursos hídricos, abastecendo de água cidades populosas como Cubatão e Santos. Duas importantes rodovias (Imigrantes e Anchieta) cor tam a área, ligando a cidade de São Paulo à Baixada Santista.
Rationale for qualifying as KBA: This site qualifies as a Key Biodiversity Area of international significance because it meets one or more previously established criteria and thresholds for identifying sites of biodiversity importance (including Important Bird and Biodiversity Areas, Alliance for Zero Extinction sites, and Key Biodiversity Areas)
Additional biodiversity: Apesar de parte da área estar situada entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista, o trecho da Serra do Mar entre Pedro de Toledo e Cubatão é, ao que tudo indica, o setor do P. E. da Serra do Mar menos conhecido ornitologicamente. Não existem listas de aves publicadas para a área e as poucas informações disponíveis derivam de atividades fortuitas de coleta ou observação na região. No entanto, a grande extensão dos remanescentes florestais protegidos, especialmente nos municípios de Pedro de Toledo e Itanhaém, faz supor que a área seja importante para a conservação de espécies endêmicas e/ou ameaçadas da Mata Atlântica. Os recentes registros de Triclaria malachitacea (sabiá-cica) e Biatas nigropectus (papo-branco) no Núcleo Curucutu são evidências disso. A existência de um gradiente altitudinal que compreende desde as matas submontanas no sopé das encostas até os campos e matas nebulares no topo da escarpa atlântica é outro fator que deve contribuir para a presença de uma avifauna rica e variada nesse trecho da Serra do Mar paulista.

Threats


Summary of threats to biodiversity at KBA: Apesar de estarem inseridos em uma unidade de conservação de proteção integral, alguns trechos da área encontramse bastante degradados e sofrem as conseqüências de uma ocupação humana intensa. Este é o caso do Núcleo Cubatão, onde moradias, favelas e bairros ocupam toda a extensão da serra até a cota de 600 m. A poluição proveniente do pólo petroquímico de Cubatão também causou sérios danos à floresta. Atualmente, os índices de poluição são menores e a vegetação vem se recuperando lentamente. Nas áreas mais preservadas de Itanhaém e Pedro de Toledo ocorre a extração ilegal do palmito (Euterpe edulis) e a caça.

Additional information


References: Figueiredo & Lo (2000); Whitney & Pacheco (1995); Galetti et al. (1997a).